Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação e estudo científico da comunicação humana e das perturbações com ela relacionadas.

Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala da União Europeia, 1999

O Terapeuta da Fala intervém junto de bebés, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos nas perturbações de COMUNICAÇÃO. A terapia da fala passa pela prevenção, rastreio, avaliação, diagnóstico e intervenção, que pode ser directa (com os utentes) ou indirecta (com os cuidadores: pais, familiares, educadores, professores, profissionais de saúde…).

De seguida encontra uma breve explicação das áreas de intervenção do terapeuta da fala, bem como exemplos de algumas patologias.




Linguagem

O que é?

Capacidade exclusiva do ser humano utilizada para a comunicação. Traduz-se na expressão do pensamento pela palavra, pela escrita ou por meio de sinais.

Algumas Patologias
Atraso do Desenvolvimento da Linguagem
  • Crianças que começam a falar mais tarde e seguem as etapas de desenvolvimento da linguagem mas de uma forma mais lenta. Pode ser ligeiro, severo ou grave.
  • Pode resultar de factores sócio-ambientais (falta de estimulação, excesso de protecção, meio sócio-cultural, gémeos...), factores orgânicos (cegueira, surdez, atraso global do desenvolvimento, deficiência mental, trissomia 21, outros síndromes…).
Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem
  • Crianças cujo Q.I. não verbal não corresponde ao seu nível da linguagem (abaixo do esperado).
  • Esta perturbação não resulta de factores ambientais prejudiciais e muitas vezes está associada a uma história familiar de dificuldades de desenvolvimento da linguagem ou aprendizagem da leitura e escrita.
Perturbações da leitura e escrita
  • Dislexia: Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita, em consequência de atrasos da maturação que afectam o estabelecimento de relações espácio-temporais, a área motora, a capacidade de discriminação perceptivo-visual, os processos simbólicos, a atenção e a capacidade numérica e/ou a competência social e pessoal, em crianças que apresentam um desenvolvimento adequado parea a idade e aptidões intelectuais normais (Torres e Fernandéz, 2001).
  • Disgrafia: Perturbação funcional que afecta a qualidade da escrita, relativamente ao traçado e à grafia.
  • Disortografia: Conjunto de erros da escrita que afectam a palavra mas não o seu traçado ou grafia. Estes erros ocorrem sistematicamente, podendo mesmo tornar ininteligível a escrita.
Perturbações Adquiridas da Linguagem
  • Perturbação da expressão e/ou da compreensão da linguagem causada por uma lesão cerebral.
  • Uma lesão cerebral pode ser causada por acidente vascular cerebral (AVC/trombose), traumatismo crânio-encefálico (TCE), tumor cerebral, doenças neurológicas…



Fala

O que é?

Capacidade exclusiva do ser humano de emitir sons numa determinada língua. Meio privilegiado de comunicação.

Algumas Patologias

Perturbações Articulatórias
  • Consiste na produção incorrecta de um ou mais sons.
  • Resulta de alterações das estruturas anatómicas do sistema orofacial (alterações na oclusão dentária, fenda palatina…) ou de alterações nas funções orais (hábitos de sucção da chupeta, do dedo, alterações da deglutição, alterações da respiração…)
Perturbações Motoras da Fala
  • Alterações na produção de fala causadas por um problema do foro neurológico.
  • Pode ser causada por acidente vascular cerebral (AVC/trombose), traumatismo crânio-encefálico (TCE), tumor cerebral, doenças neurológicas, paralisia cerebral, paralisia facial…



Deglutição/Mastigação

O que é?

Acto de alimentação. Passagem do alimento desde a boca até ao estômago.

Algumas Patologias

Disfagia
  • Perturbação da alimentação numa das fases da passagem do alimento desde a boca até ao estômago.
  • Pode ser causada por acidente vascular cerebral (AVC/trombose), traumatismo crânio-encefálico (TCE), paralisia cerebral, doenças genéticas…



Voz

O que é?

Conjunto de sons produzidos pelo ser humano através da vibração das pregas vocais que é modificada pelos órgãos ressoadores.

Algumas Patologias

Disfonia
  • Dificuldade de emissão de voz com as suas características naturais.
  • Pode ser causada por mau uso ou abuso vocal, factores climáticos e ambientais, vícios (tabaco, álcool, drogas), alguns medicamentos (anti-histamínicos, ansiolíticos, anti-depressivos…), factores posturais e alimentares, inflamações, tumores…



Fluência


O que é?

Discurso suave e harmonioso com pouco esforço/energia dispendido no acto de fala.

Algumas Patologias

Gaguez
  • O indivíduo (com mais de 4A) tem dificuldade em "passar de forma suave de um som para outro". Os principais comportamentos são o rompimento do fluxo da mensagem, diminuição da velocidade e esforço físico e mental visível por parte do falante.
Taquifémia
  • Velocidade rápida ou irregular do discurso, número excessivo de disfluências e, por vezes, outros sintomas, como erros fonológicos e défice de atenção, causando insegurança nas produções verbais.
Contactos da terapeuta da fala Ana Rita Costa para marcação de rastreio de terapia da fala
91 777 00 62
96 932 24 25
tfritacosta@gmail.com



Formulário para marcação de rastreio de terapia da fala com a terapeuta da fala Ana Rita Costa
Marque online o seu rastreio



Tem dúvidas ou questões sobre terapia da fala que queira colocar à terapeita da fala Ana Rita Costa? esta é o lugar certo
Coloque as suas questões



Siga-me

Visite o perfil da Terapeuta da Fala Ana Rita Costa no Facebook   Leia o blog da Terapeuta da Fala Ana Rita Costa sobre terapia da fala   Ria com os pequenos momentos da Terapeuta da Fala Ana Rita Costa no Twitter